The current Bet365 opening offer for new customers is market-leading bet365 mobile app You can get a free bet right now when you open an account.

Câmara Setorial já tem modelo de certificação

A Câmara Setorial de Especificação e Certificação de Tecnologias da ABESE – CECTEC prossegue seu trabalho de reunir profissionais do mercado para discutir a certificação profissional. As reuniões mensais resultam em uma importante troca de ideias que tem enriquecido o debate e trazido contribuições fundamentais para a formatação do modelo.

Na reunião realizada no dia 29 de outubro, os consultores da ABESE, Renato Prado e Cláudio Procida, abordaram as certificações existentes e apresentaram o modelo inicial proposto pela ABESE, enfatizando que o seu foco, num primeiro momento, é o profissional de segurança eletrônica. Em seguida, abriram espaço para sugestões.

Prado e Procida defendem que o processo de certificação deverá ser realizado por um órgão independente e, com o tempo, a base de profissionais certificados deverá agregar valor ao mercado.

Para Procida, a certificação tem que ser baseada no conhecimento e na habilidade do profissional, considerando o desempenho nas provas a serem realizadas para obtê-la e sua experiência de mercado, diferentemente das certificações dos fabricantes, cujo foco está na implantação. “A certificação profissional apresentada pela ABESE envolve um profissional que irá ter uma visão mais analítica e sistêmica do projeto”, observa. Claudio de Almeida, do Instituto CFTV, corrobora, destacando três tipos de profissionais: vendedor, projetista e executor.

Para somar o conhecimento específico à experiência e o tempo de atuação no mercado, o profissional pode fazer os treinamentos oferecidos pelo CCPA – Centro de Capacitação Profissional ABESE, que tem uma grade extensa de cursos ao longo do ano e uma parceria com o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

Alexandre Mori, da Bosch, destacou que para o fabricante falar de implantação ele é obrigado a falar de sistemas, o que vem ao encontro da proposta original da CECTEC-ABESE de regular o profissional e criar as regras para que a certificação seja concedida a profissionais com visão sistêmica.

Participaram das reuniões representantes da Axis, Bosch, Focusmind, HID, Instituto CFTV, Protege, Seventh, Sony, Vivotec, Universitat Humburg.

O curso propiciará aos participantes o aprimoramento técnico e o conhecimento sobre o que há de mais atualizado nesse sentido.

Agenda de Eventos