Estratégia de marketing para empresas de Segurança Eletrônica em 5 passos

Carlos Santinho, head de marketing do Auvo, o maior sistema de gestão de equipes externas da América Latina, dá 5 dicas para estratégias de marketing no setor

Fala, pessoal! Sou o Carlos Santinho, head de marketing do Auvo, o maior sistema de gestão de equipes externas da América Latina. Segurança eletrônica é um dos nossos segmentos-chave, então é muito bom escrever aqui!

Tenho mais de 8 anos de experiência em marketing digital, gestão de equipes, conteúdo de marcas e projetos digitais, com foco em resultados. Vim aqui compartilhar dicas práticas para usar no marketing da sua empresa de segurança eletrônica. Vamos lá?

Passo 1: Desenhe seu público-alvo

Definir o público-alvo é olhar para quem compra o seu serviço, analisando os dados demográficos (idade, gênero, localidade) e comportamentais (motivações, desejos, problemas resolvidos pelo seu serviço). Daí, você foca sua estratégia em quem realmente pode ser seu cliente. Para acompanhar seu público-alvo e aproveitar oportunidades de crescimento:

  • Mapeie a presença online (nas redes) e offline (eventos – clique e veja os principais de segurança eletrônica);
  • Use mídias sociais, blogs, eventos e lojas físicas para chegar ao público;
  • Ferramentas grátis como Google Trends e Google Keyword Planner ajudam a encontrar tendências e palavras-chave.

Passo 2: Olho nos concorrentes

Dê uma olhada nas redes sociais dos concorrentes da sua região e seu segmento de segurança eletrônica e pense em como você pode entregar mais valor nos seus conteúdos e estratégia.

Dica: trazer uma dor (problema) específica do cliente em primeiro lugar e o seu serviço como a cura (solução) é mais efetivo que ficar falando só na sua empresa quando for criar conteúdo.

Passo 3: Use as redes sociais ao seu favor e crie comunidades

Se você souber usar bem, as redes sociais vão fazer seu público lembrar da sua empresa. Avalie que redes sociais rendem mais para seu setor. De qualquer jeito, é importante postar coisas dinâmicas e não só fotos do seu logo. Crie conteúdo útil e de valor para o seu público sentir interesse. Coisas como dicas, tutoriais e até o bom e velho meme funcionam muito bem. Resumindo, use suas redes para:

  • Conteúdo útil e criativo, sempre;
  • Oferecer promoções exclusivas;
  • Responder os comentários e lançar enquetes;
  • Posts colaborativos com outras empresas;
  • Usar hashtags para aumentar alcance, mas sem exagero, no máximo três por publicação;
  • Programar posts frequentes e analisar seus dados.

Quando as páginas forem crescendo, você pode dar um passo além e formar comunidades com sua marca. Pode ser pelo próprio WhatsApp! Abrir um espaço para profissionais do setor se conectarem é uma baita oportunidade de negócios para todo mundo. No Auvo, nós temos uma comunidade que conecta gestores e técnicos de todo o Brasil.

Passo 4: Tenha um perfil da empresa no Google

Anúncios também são bons, mas não vou comentar muito sobre eles aqui.

Tem oportunidades mais vantajosas e gratuitas, como o Perfil da Empresa no Google, por onde sua empresa pode ter destaque no buscador. Aqui vão as principais boas práticas:

  • Coloque informações completas no perfil e atualize sempre;
  • Use imagens da marca (e também atualize);
  • Escolha bem as categorias de atuação da sua empresa;
  • Peça para os clientes te avaliarem;
  • Responda perguntas e comentários;
  • Use o chat integrado para se comunicar melhor com os clientes.

Passo 5: O boca a boca te leva longe

Quem tem boca vai à Roma, dizem. E eu digo: quem tem boca a boca, conquista o mundo. É isso que são os programas de indicação: uma ação da sua empresa para incentivar seus clientes a te recomendarem. Para criar um, você faz um sistema de recompensa para cada negócio fechado por indicação.

Existem várias abordagens: dá para pagar em dinheiro por cada cliente que fechar contigo por indicação ou dar desconto em um próximo serviço. Aqui, a criatividade tem liberdade. Mas lembre-se de sempre recompensar quem te indicou, ok?

Depois de criar, é importante divulgar muito. Não adianta ter um benefício se você não informar a seu cliente!

Inclusive, aqui na Auvo tem um programa super legal que recomendo você dar uma olhada. No nosso Indique e Ganhe, você ou alguém que conhece podem nos indicar e ganhar até R$ 300 no Pix por negócio fechado. Bem legal, né?

Espero que essas dicas que eu e minha equipe usamos no dia a dia também façam a sua empresa de segurança eletrônica decolar. Até a próxima!

     

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